quarta-feira, 5 de outubro de 2011

VIAGEM DE ESTUDOS - PARQUE CAEIRAS - JOINVILLE




PARQUE CAEIRAS - JOINVILLE




No dia 27 de setembro de 2011 os alunos do 7º Ano 2 Matutino e do 7º ano 3 vespertino da EMEF Albano Kanzler acompanhados dos Professores Terezinha, (Geografia), Clemir e Rudney (História), Sandra (Orientadore) e D. Maria (Servente), visitaram o Parque Caeiras, situado às margens da Lagoa do Saguaçu. 

O Parque está situado em uma área de 1000 km² abrigando uma vegetação de beleza ímpar. 

O Parque Caieiras faz parte de uma unidade de proteção integral da cidade de Joinville. Nele estão situadas algumas restingas e manguezais. 

O Parque Caeiras é um fantástico espaço de estudos científicos onde os alunos da Escola Albano Kanzler tiveram a oportunidade de observar a mata típica da região do manguezal, as características de um sítio arqueológico com os conchedos que denominamos Sambaquis, adquirirem conhecimento ao mesmo tempo em que apreciam as belezas naturais do local. 

O Parque proporcionou uma trilha ecológica propicia para o lazer. O guia favoreceu aos alunos um show de conscientização ambiental e do patrimônio vegetal e arqueológico. 
Os alunos tiveram o contato com importantes vestígio arqueológico deixados por comunidades primitivas sambaquianas que ali viveram há aproximadamente cerca de 5 mil anos. 
No Parque Caieiras há dois fornos que no início do século XIX funcionavam ininterruptamente para a produção da cal, pois naquela época não havia consciência de preservação das unidades arqueológicas, e sim uma preocupação com a economia.   


O Parque é um ponto turístico que nós da Albanos recomendamos para todos, vale cada minuto.  

No Parque Caeiras encontramos coqueiros, bromélias, aroeiras, conguatás, embaúbas, figueiras centenárias e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário