domingo, 29 de julho de 2012


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Professor Dr. Rudney Marinho de Souza
Aula 1 - Conscientização

Em filmes futuristas podemos imaginar como será o futuro da Terra nas próximas décadas, isso após todas as agressões sofridas   pela industrialização e consequentemente pelo consumo desenfreado causado pelas sociedades capitalistas. Atualmente catástrofes naturais, deslizamento de terra,  mudanças climáticas bruscas, tsunamis, guerras, miséria, epidemias, dentre outros. Infelizmente tudo o que vem ocorrendo é apenas um começo, se nosso estilo de vida não mudar as futuras gerações terão grandes problemas.



O rápido aumento da população mundial faz com que o consumo também aumente, assim colocamos em risco nossos recursos naturais. Nossas indústrias ainda estão baseadas em um modelo de desenvolvimento ultrapassado, utilizamos energia a base de combustível fóssil, o que emite gases poluentes, contribuindo para o efeito estufa colocando a vida na Terra em risco de extinção.

Como utilizaremos o desenvolvimento sustentável para frearmos as agressões contra nosso Planeta?




§  CONSUMO – Necessitamos repensar nosso estilo de vida, o consumo exagerado leva ao esgotamento de nossos recursos naturais, o que leva ao aumento do lixo. A Terra não pode sustentar o estilo de vida do século XXI. É necessário mudarmos nosso estilo de vida, comprarmos apenas o necessário, utilizarmos bicicletas, utilizarmos sacolas recicláveis, evitarmos o lixo não reciclável.




§  NOVAS FONTES DE ENERGIA – Nos próximos 50 anos nossas reservas de petróleo estarão esgotadas, a queima do petróleo e derivados gera gases poluentes, é necessário investirmos em energias alternativas. O petróleo deve ser substituído urgentemente pelo petróleo, nossa arquitetura deve repensar as antigas claraboias.




§  O AQUECIMENTO GLOBAL – Um dos problemas atuais mais preocupantes é o aquecimento global, fruto do crescente acúmulo de CO2 (Gás Carbônico) a atmosfera. Proveniente da descarga de veículos, chaminés de indústrias, forma uma imensa capa ao redor do Planeta retendo calor (Efeito Estufa), elevando a temperatura, comprometendo o equilíbrio ecológico natural, provocando como consequência o derretimento das calotas polares,aumentando o nível dos oceanos, alterando as massas de ar e umidade natural, elevando drasticamente o risco de tsunamis, furacões, enchentes ondas de calor e desertificação por todo o globo terrestre. É necessário que a sociedade se conscientize em deixar o automóvel em casa duas ou três vezes por semana, utilizarmos ônibus, bicicletas, e até mesmo a carona.




§  DESMATAMENTO E DEVASTAÇÃO DE FLORESTAS NATURAIS – As florestas naturais agem como purificadores naturais do ar, atualmente a queima das florestas e o aumento de calor faz com que as florestas tornen-se produtoras de CO2e (Gás Carbônico Equivalente). Necessitamos de políticas públicas que venham repensar a proteção das florestas naturais, permitirmos apenas indústrias que utilizem o desenvolvimento sustentável, colocarmos em prática as medidas inseridas na agenda XXI.




§  QUANTO A BIODIVERSIDADE – Estamos ameaçando a vida de animais em seu habitat natural, ora pela caça predatória, ora pela especulação imobiliária. O patrimônio científico valioso se perde com cada espécie extinta, pois por intermédio destas poderíamos desenvolver diversas vacinas e remédios para uma gama variada de doenças que exterminas vidas humanas.




§  ÓLEO DE COZINHA – Temos que desenvolver campanhas de coleta do óleo de cozinha, assim nós estaremos protegendo o solo e os mananciais de água potável. Com o óleo podemos produzir o biocombustível bem como o sabão em barra e o sabão líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário