sábado, 24 de novembro de 2012

027 - JOÃO FERNANDES GATO E JOÃO DE ALMEIDA



027 - JOÃO FERNANDES GATO E JOÃO DE ALMEIDA


Índios Cariós
          Após ter fracassado a missão dos Cariós, por serem aprisionados e escravizados pelo Capitão da Vila em Santos, apenas em 1618 os Jesuítas se voltaram aos autóctones do Sul. Coube aos Padres João Fernandes Gato e João de Almeida a tarefa de Catequizarem os índios Carijós de Santa Catarina.

Capitão de São Vicente Salvador Correia de Sá e Benevides
          O maior objetivos dos Padres João Fernandes Gato e João de Almeida era o de construir uma Casa de Catequização para evangelizar os carijós patrocinada por El Rey e pelo Capitão de São Vicente Salvador Correia de Sá e Benevides e seu filho Gonçalo, Capitão de São Vicente, e este havia pedido aos vicentistas que dessem todo o apoio a esta causa.

Padres Jesuítas Missionários
          Nesta ocasião os moradores de Santos e São Paulo mostraram-se contra pois acreditavam que os próprios carijós arrebanhavam escravos para comerciar com colonos. O estabelecimento dos Jesuítas no Sul  iria dificultar os interesses de colonos com o comércio de escravos indígenas, e um dos maiores comerciantes era o próprio indígena Tubarão, que vendia homens de seu próprio povo.

Índios Cariós
          Os Padres João Fernandes Gato e João de Almeida pregaram com fervor e conquistaram todos os silvícolas, durante um ano entre os grupos indígenas desceram o Araranguá e o Boipetima ou Mambiuba, a última aldeia onde os brancos se dirigiam.

Capitão de São Vicente Salvador Correia de Sá e Benevides
          Os padres adoeceram com as epidemias tropicais, sendo que João Fernandez adoeceu a ponto de quase morrer. Na ocasião foram solicitados ao Capitão de São Vicente Salvador Correia de Sá e Benevides, provimentos como farinha, unguentos e embarcação,no entanto até o ano de 1609, conforme consta no diário do Padre, nada chegou pois os moradores de Santos e Cananéia se negaram, com o intuito de por fim a Missão Catequizadora que tanto os incomodava.
Padres Jesuítas Missionários
          Ao regressar a São Sebastião do Rio de Janeiro, o Padre Simão de Vasconcelos os ouviu, bem como ao que lhes disse seis indígenas do oriundos do Sul, e entre estes o conhecido Araribé, maior representante dos Carijós, desse modo todos pediram que os Jesuítas Missionários mantivessem uma Casa fixa na região dos Carijós ao Sul.




Nenhum comentário:

Postar um comentário