sábado, 24 de novembro de 2012

026 - PADRE FERNÃO CARDIM E A MISSÃO DOS CARIJOS



026 - PADRE FERNÃO CARDIM E A MISSÃO DOS CARIJOS


          Ao regressar de Roma, o Padre Fernão Cardim decidiu iniciar a catequese dos carijos, inclusive fundar uma residência da Companhia de Jesus na Região dos Patos. Em 1605 saíram de Santos para dar início a catequese os Padres João Lobato e Jerônimo Rodrigues, levando com eles sete indígenas da Aldeia São Barnabé de São Sebastião do Rio de Janeiro, já catequizados. Foram a pé de Cananéia até Paranaguá. Devido o mar, não puderam entrar em Guaratuba, assim aportaram em São Francisco.         De manhã bem cedinho uma canoa com alguns carijós foram visitá-los, sendo que um dele era um indivíduo que fora resgatado pelos padres. Os senhores Custódio Pires e Agostinho de Matos alegraram-se ao ver os Jesuítas, pediram-lhes facas, mas sem que dessem em troca um fardo de carne, já que os Padres perceberam que ali havia muta carne.

Padre Jesuítas
          Os Jesuítas atravessaram toda a baia dando na Barra do Sul, poucos dias depois já haviam avistado a Ilha de Santa Catarina. No dia 11 de agosto chegaram à terra dos carijós, no Porto de D. Rodrigo.

Padre Jesuítas
          Aos 24 de agosto rezaram a Primeira Missa na Ilha de Santa Catarina, prosseguindo viagem nas vizinhanças, chegando em Araranguá. Em uma dessas viagens conheceram o soberbo e arrogante Tubarão, indígena que os recebeu com desprezo e desdém, e quando os Padres lhe perguntaram se um pequeno bugrinho era seu filho, este lhe respondeu com ironia, que eles queriam saber apenas para açoitá-lo.

Padre Jesuítas
          Os padres registraram em seus diários que o convívio com os indígenas não foi nada bom, chegaram a descrevê-los como arrogantes, despreocupados, indiferentes, preguiçosos e até mesmo sujos.apesar desse contato drástico, os Padres ficaram na Missão por longos dois anos. Em Laguna complementaram sua missão de catequese, reunindo assim 150 indígenas de ambos os sexos para concluírem a catequese em São Sebastião do Rio de Janeiro.
Padre Jesuítas
          Alguns anos mais tarde, ao regressarem, o grupo foi pego de surpresa por um temporal no mar que os obrigou a aportar na altura de São Vicente e uma arribada em Santos. Os moradores foram instigados pelo Capitão da Vila, obrigando-os a escravizarem os indígenas. Perdendo os jesuítas os 150 indígenas catequisados, os quais seriam multiplicadores da tarefa de catequização no Sul.




Nenhum comentário:

Postar um comentário