sábado, 24 de novembro de 2012

025 - NÓBREGA E OS CARIJÓS



025 - NÓBREGA E OS CARIJÓS

          O Primeiro Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza, quando veio para o Brasil no ano de 1549 trouxe consigo os primeiros padres da Companhia de Jesus, os quais tinham a chefia do Padre Manoel de Nóbrega vieram a missão de catequizar os indígenas.

Primeiro Governador Geral do Brasil - Tomé de Souza
         Os padres Leonardo Nunes, Antônio Pieres, João de Azpicuelta Navarro e os Irmãos  Vicente Rodrigues e Diego Jácomo foram além do Provincial referido.

Primeiro Governador Geral do Brasil - Tomé de Souza

       O Padre Manoel de Nóbrega ficou incumbido de defender os carijós. Haviam muitas armadas aportando nas terras do Sul quando dirigiam-se para o Prata, na época os carijós estavam com muito medo pois um grupo de carijós haviam sido aprisionados por uma nau que havia aportado naquela região em busca de provisões, levando-os a força.


Padre Manoel de Nóbrega
          O Padre Manoel de Nóbrega ao tomar conhecimento deste fato obteve do Governador Geral Tomé de Souza a incumbência de resgatar os indígenas devolvendo-os a sua terra em liberdade.


Padre Manoel de Nóbrega

          O Padre Leonardo Nunes fez parte desta missão, devendo ficar entre eles com o intuito de ensiná-los. Leonardo Nunes partiu da Bahia, entretanto ficou retido em São Vicente por ventura de nesta havia fundado a Casa de São Vicente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário