domingo, 25 de novembro de 2012

029 - NOVA TENTATIVA - MISSIONÁRIOS JESUÍTAS EM SANT'ANA ( 1631 - 1641 )



029 - NOVA TENTATIVA - MISSIONÁRIOS JESUÍTAS EM SANT'ANA ( 1631 - 1641 )


                   A pedido de Martim de Sá no ano de 1631 que o Provincial Antônio de Matos nomeou os Padres João Mendonça e Francisco de Moraes para uma nova expedição, a qual devido várias ocorrências não foi realizada. 

Missioneiros e o aprisionamento de Índios Carijós
         No ano de 1635 os Padres Inácio de Siqueira e Francisco e Moraes foram designados para uma nova tentativa, organizada em São Sebastião do Rio de Janeiro por ordem do Rei de Portugal, a expedição ficou sob o patrocínio do Governador
Índios Carijós
          A Expedição passou por São Francisco, após tocar em Guaratuba, embarcados no Patacho Santo Antônio, chegaram à Ilha de Santa Catarina com o intuito de tomar provisões como água fresca, lenha, farinha, frutas e outros produtos da terra, assim seguindo seu destino.
Índios Carijós
          Deixou o Padre Siqueira longa e curiosa descrição das terras catarinenses, principalmente ao descrever a Ilha de Santa Catarina, bem como de seus habitantes, os carijós, seus costumes, suas crenças, seus ideais bem como a maneira amistosa que sempre acolhiam seus visitantes.
Índios Carijós
          A partida da Ilha tinha como destino Santo Antônio dos Anjos da Laguna, o qual era o principal ponto de venda de escravos, estando em seu porto 62 embarcações, sendo que destes 15 navios eram de alto bordo e o restante eram grandes canoas, todas ocupadas no comércio de escravos. Verificaram ao chegar no porto que pelo porte das embarcações e mantimentos que levavam esperavam os escravistas levar dali cerca de 12.000 escravos carijós.

Índios Carijós
     Os traficantes tramavam a ruína dos padres, isso devido representarem um entrave para o comércio de escravos.

Índios Carijós
        Depois de numerosos trabalhos não concluídos, isso deu-se devido a presença e ação dos traficantes, os padres retornaram com 200 indígenas para as aldeias de São Sebastião do Rio de Janeiro, porém foram assaltados. O Padre Francisco de Moraes tefe sua embarcação destruída. Mais uma expedição havia fracassado diante a fúria dos mercadores de escravos. O Padre Pedro de Moura enquanto Visitador da Província no ano de 1640 quis organizar uma nova missão, porém o Capitão-Mor de Santos descreveu-lhe que estava preparando gente e embarcações para impedir o projeto dos Padres, avisando-o para evitar qualquer desgraça.

Índios Carijós
          Após esta tentativa fracassada os Padres não mais retornaram, não ocorreu mais incentivo, ou garantia para as missões nas terras de Sant'Ana. O campo ao tráfico de escravos indígenas ficou aberto por quase 50 anos.

Índios Carijós
          O Procurador Geral da Companhia de Jesus, Padre Tomás de Urenã, no ano de 1644, dirigiu ao Tenente General das Províncias do Rio da Prata, D. Luiz Aresti, uma Petição da qual constava uma Informação da vitória dos portugueses, com 300 guerreiros indígenas. As lutas ocorreram ao Sul, ocorrendo uma verdadeira hecatombe. Após fazer referência a outros pontos da costa, descreve a situação do litoral sulino, contando que havia estado em Santos, Itanhaém, Iguape, Cananéia, Paranaguá, São francisco, dentre outras localidades portuárias, encontrando vestígios de cenas horríveis. Em São francisco encontrou 07 ou 08 moradores, contaram-lhe que a 100 léguas para o interior havia um posto de paulistas, guarnecido de brancos e indígenas. Partindo rumo ao Sul, adentrou a Barra do rio Grande, percorrendo a Zona das aldeias Missioneiras, havia puco tempo que os paulistas haviam atacado, encontrara a ruína e ossos dos indígenas que haviam sido sacrificados.





          


Nenhum comentário:

Postar um comentário