terça-feira, 18 de dezembro de 2012

040 - O OUVIDOR PARDINHO EM VISITA AO LITORAL CATARINENSE



040 - O OUVIDOR PARDINHO 
EM VISITA 
AO LITORAL CATARINENSE



           O Ouvidor Geral e Corregedor Rafael Pires Pardinho da Capitania de São Paulo no prazo de 14 meses visitou o Litoral Catarinense.


Ouvidor Geral e Corregedor Rafael Pires Pardinho
         
           O Ouvidor Geral foi o responsável pelas funções exercidas por paulistas e vicentistas estabelecidos em Santa Catarina.


Vila de Santo Antônio da Laguna
         
           O Ouvidor Geral e Corregedor Rafael Pires Pardinho era Desembargador da Relação do Porto, quando foi nomeado no ano de 1717,  teve início no sul a mais importante Vila, Santo Antônio dos Anjos da Laguna.


Vila de Santo Antônio da Laguna
       
           Sendo dos escritos do Ouvidor Pardinho, a Vila de Santo Antônio da Laguna possuía 42 ranchos de ripa e palha, também conhecido por pau a pique, cobertos de palha, 300 cristãos, quase todos analfabetos, todos trajavam-se pobremente, usavam capotes e tamancos. Viviam os moradores do comércio da farinha, do peixe de sol e da carne seca salgada, bem como de cestaria e corda de cipó imbé.


Ouvidor Geral e Corregedor Rafael Pires Pardinho
        
         O Ouvidor Geral e Corregedor Rafael Pires Pardinho fazendo a correição, deu provimentos a respeito da forma de construir casas, também como arrumá-las; demarcou o rocio da Vila, isto é, seu perímetro urbano; regularizou a eleição dos Juízes Ordinários, criou os livros necessários e proibiu o cativeiro e escravidão de indígenas carijós, do mesmo modo proibiu os maus tratos aos indígenas trazidos do Rio Grande.Aos  moradores concedeu permissão para irem ao continente vizinho, desde que obtivessem a licença do Capitão Mor da Vila, o qual deveria fazer o rol das suas armas, para que não as vendessem aos indígenas.


Dias Velho

          Depois de haver baixado nada menos de 93 provimentos, os quais foram devidamente registrados, partiu o Ouvidor Geral e Corregedor Rafael Pires Pardinho para a Póvoa de Nossa Senhora do Desterro, acompanhado de Brito Peixoto, o qual possuía sobre a Póvoa jurisdição, por pertencer ao Termo da Vila.


Dias Velho

          Em Desterro deu provimento para que os moradores da Ilha pudessem ir pescar na Vila sulina, recomendando à Câmara o tamanho das malhas das redes; também que fossem eleitos 01 Capitão de Ordenanças, 01 Alferes, e 02 Sargentos; que se levantasse um tronco e se fizessem os grilhões para prender os criminosos, enviando-os posteriormente para a Vila de santo antônio da Laguna ou para Santos; e ainda nomeou 01 Juiz Ordinário, 01 Tabelião e 01 Escrivão de Órfãos.


Dias Velho

          A Póvoa Nossa Senhora do Desterro de Dias Velho possuía apenas 27 casas, com apenas 123 habitantes. De Desterro o Ouvidor Geral e Corregedor Rafael Pires Pardinho partiu para São Francisco, cuja a vida ainda se achava conturbada devido as maldades efetuadas pelo seu Ex-Capitão Mor, contra o qual abriu devassa, ouviu testemunhas, sendo que algumas até defenderam o Ex-Capitão por temor, lhes sendo favorável, o Ouvidor Pardinho processou-o e condenou-o, bem como seus comparsas.
D. Luiz José Thomaz de Castro Noronha Marquês de Cascaes

            Por todas as Vila, principalmente na Vila de São Francisco e Paranaguá, Pardinho fez questão de elucidar que a Capitania não era mais propriedade do D. Luiz José Thomaz de Castro Noronha Marquês de Cascaes, mas do Rei, para que não dessem ouvidos a quem se apresentasse com poderes do Ex-Donatário. Em São Paulo o Ouvidor Geral e Corregedor Rafael Pires Pardinho determinou a primeira divisão administrativa de santa Catarina, quando decidiu dividir pela Enseada de Garoupas os Termos de 02 Vilas, São Francisco, que limitava com a de Paranaguá pela baia de Guaratuba; e Santo Antônio dos anjos da Laguna, nela incluía a Ilha de santa Catarina, cujos confins atingiam o pampa sulino.


Ouvidor Geral e Corregedor Rafael Pires Pardinho

          Pardinho regressou a Portugal no ano de 1734, como Desembargador da Casa de suplicação de Lisboa. Foi aqui acusado pelo seu sucessor Godinho Manso de demorar demasiado nas viagens que fazia e de elevar-lhes o custo. Mas o conhecimento que levou das coisas do Brasil lhe valeram o reconhecimento real e voltou como primeiro Intendente dos Diamantes do Tijuco, em Minas Gerais, tendo terminado seus dias como Ministro do Conselho Ultramarino, quando já contava com mais de 90 anos de idade.




         
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário