domingo, 9 de dezembro de 2012

038 - SÉCULO XVIII - MANOEL MANSO DE AVILAR E BRITO PEIXOTO: LUTAS E COMPETIÇÕES



038 - SÉCULO XVIII 
- MANOEL MANSO DE AVILAR E BRITO PEIXOTO: LUTAS E COMPETIÇÕES



          Não demorou muito tempo, Manoel Manso de Avelar travou luta contra o Capitão Mor de Santo Antônio dos Anjos da Laguna Brito Peixoto.


Capitão Mor de Santo Antônio dos Anjos da Laguna Brito Peixoto

          Homem de princípios rígidos, obediente à lei, Rumavam para Santo Antônio dos anjos da Laguna aqueles que não gostavam do processo de dirigir Desterro efetivado por Manoel Manso, escapavam de seus mandos e dos desmandos de sua família, aos quais Manso privilegiava, chegando até a empregar meios violentos, mesmo que se necessário para impor a obediência aos seus familiares. A notícia do comércio ilícito ao qual se dedicava Manoel Manso com um corsário francês conhecido por Pedro Jordão também chegara à Laguna.


Capitão Mor de Santo Antônio dos Anjos da Laguna Brito Peixoto
          
          No ano de 1720 Brito Peixoto foi preso à ordem de D. Aires de Saldanha Governador de São Paulo em sua Póvoa, Santo Antônio dos Anjos da Laguna  por suspeitas e intriga efetuada por Manoel Manso.


Capitão Mor de Santo Antônio dos Anjos da Laguna Brito Peixoto

           Uma séria devassa feita em Desterro e em Laguna, acusou Manoel Manso não somente de contrabando, porém outros crimes como assassinato, porém fugiu, no entanto acabou sendo encontrado e preso, sendo enviado à Santos onde foi recolhido à ferros em uma fortaleza. Manoel Manso ficou detido por 03 meses na prisão, seus bens foram sequestrados pelo governo, utilizou do poder e prestígio de sua família para livrar-se da prisão. Manoel Gonçalves de Aguiar e Sebastião Rodrigues de Bragança intercederam em seu favor, no ano de 1721 o Capitão Mor de Desterro foi libertado por uma justificação junto ao Juizado de Fora de Santos, onde negou todas as acusações, explicando os fatos a seu modo. Retornou à Desterro onde seguiu sua vida, sendo respeitado por uns e temido por muitos.


Capitão Mor de Santo Antônio dos Anjos da Laguna Brito Peixoto
           
         Muitas vezes navegadores baixavam ancora na Ilha com o intuito de reabastecer, pouco antes da viagem de Aguiar Desterro foi visitada por um destes navegantes, o qual não  trabalhava de modo ilícito, era muito honesto e cuidadoso.

Capitão Mor de Santo Antônio dos Anjos da Laguna Brito Peixoto e seu filho





Nenhum comentário:

Postar um comentário