quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

116 – OS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA APÓS A REVOLUÇÃO FARROUPILHA


116 – OS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA APÓS A REVOLUÇÃO FARROUPILHA

                Durante a Revolução Farroupilha, passaram pela Presidência da Província de Santa Catarina 03 militares:

        1.  Presidente João Carlos Pardal;
        2.  Presidente General Francisco José de Sousa                      Soares de Andréa;
        3.  Presidente Marechal Antero José Ferreira de Brito.

Presidente João Carlos Pardal -  Presidente General Francisco José de Sousa Soares de Andréa - Presidente Marechal Antero José Ferreira de Brito

O 1º e o 2º eram Lusitanos, Pardal foi acusado de ser autoritário, déspota, por isso tornou-se impopular durante os 02 anos incompletos em que esteve frente aos comandos do governo catarinense. Andréa também natural de Portugal, foi da mesma linha autoritária, assumiu a Presidência da Província de Santa Catarina aos 03 de agosto de 1839, poucos dias após a Proclamação da República Juliana,sendo indicado para Conjurar o Movimento Revolucionário em Santa Catarina, expulsando os Farrapos da Província de Santa Catarina e pondo um fim na República Juliana a qual a Freguesia de Imaruí não aderiu. Utilizou-se de uma diplomacia sem suspeitas, homem enérgico e temido por todos.

Presidente Marechal Antero José Ferreira de Brito

        Há registros de que ao desembarcar na Ilha de Santa Catarina, ao 1º  homem que viu à sua frente de imediato Du a 1ª ordem: “- Tire seu chapéu de imediato, eu sou o General Andréa, Presidente desta Província”. Por suas costas todos lhe tratavam por Tio Chico. Mais tarde uma quadrinha divulgada na Província de Santa Catarina dizia que ele havia feito do ladrão, fiel. Uma alusão ao que ele havia feito com o Coronel Xavier Neves, o qual havia sido eleito Presidente da República Juliana, o qual foi tomado como palaciano e feito Coronel da Guarda Nacional, pessoa da intimidade e confiança do Governador. Talvez a princípio uma situação um pouco constrangedora.

Presidente General Francisco José de Sousa Soares de Andréa

        Apesar de seu autoritarismo era um homem bom, bem humorado, em certas horas. Para um cidadão que lhe requereu um papel almaço simples de bordas felpudas, despachou: -“Faça a sua barba, depois volte”. Para um patrício que não queria tomar parte da luta, respondeu-lhe em versos: “_Você é português. Eu também sou. Vá para a guerra. Que eu também vou...”.

Presidente General Francisco José de Sousa Soares de Andréa

        No que diz respeito a ação militar o Presidente enviou escaramuças que desmoralizavam as Tropas Imperiais, ante a mobilidade dos revoltosos. Organizou as forças, quando atacou, em poucos dias pois fim ao que era a República Juliana, combinando a tática do ataque por terra e por mar, obrigando os Farroupilhas fugirem para a Serra, os últimos redutos, que não tardariam a cair.  O Presidente deixou o Governo da Capitania de Santa Catarina em julho de 1840, tornando-se Barão de Caçapava.

Presidente General Francisco José de Sousa Soares de Andréa

              O Presidente General Francisco José de Sousa Soares de Andréa ao passar seu governo entregou minucioso relatório ao seu sucessor. Mostrando-lhe como se encontravam os assuntos militares. A guarda militar, os comandos militares, o estado das fortalezas da Ilha de Santa Catarina, as necessidades de defesa da Vila de Santo Antônio da Laguna, da Vila de Nossa Senhora da Graças do Rio de são Francisco, do Hospital Militar, reduzido em um armazém no Forte de Santa Bárbara. Apontou a necessidade de faróis nas Ilhas da Graça, do Arvoredo. Da necessidade de estradas, sendo que havia iniciado uma que iria de Três Barras, no Termo de São Francisco, ao Sul da Província, a qual deveria ser guarnecida de postos militares, evitando que nelas os indígenas viessem a invadir.

Presidente João Carlos Pardal

               Referiu-se em suas recomendações às pontes, 02 construídas em São Francisco e 01 em Aririú, em São José, que era necessário reconstruir as de Biguaçú e a da Lagoa, as quais foram carregadas pelas águas da última enxurrada. Havia feito recentemente reparos nas estradas do Estreito ao São José, na Lages pelo Trombudo e determinado reconhecimento para a construção de outra no Itajaí à qual Lages ia ter à Lapa, na 5ª comarca de São Paulo.

Presidente General Francisco José de Sousa Soares de Andréa

        Vários Regulamentos haviam sido construídos, como era o caso dos Portos, o da Secretaria do Governo, o das Escolas da Província de Santa Catarina e o dos Matadouros Públicos.

 Presidente General Francisco José de Sousa Soares de Andréa

        Havia solicitado um Professor à ao Rio de Janeiro para que viesse dirigir a Escola Normal, que este fosse capaz de fazer-se formar professores, e calceteiros para calçar as ruas da Capital. E que havia comprado um terreno para o Cemitério da Capital e 50 lampiões a sua iluminação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário