quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

075 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – OS GOVERNADORES



075 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – OS GOVERNADORES

             Após a tomada da Ilha de Santa Catarina pelos espanhóis ocorreu a restituição no ano de 1778, no final do Século XVIII, teve então a Capitania de Santa Catarina os seguintes governadores:


Governador Dom Francisco Antônio da Veiga Cabral da Câmara



Governador Sargento Mor José Pereira Pinto


Governador Manoel Soares de Coimbra
Governador João Alberto Miranda Ribeiro

    No mês de julho do ano de 1778, ao ser assinado o Tratado de Santo Idelfonso, efetuado entre a Coroa da Espanha e a Coroa de Portugal, foi a Ilha de Santa Catarina restituída pela Coroa da Espanha que a ocupava à Coroa de Portugal, sendo que o Coronel Francisco Antônio da Veiga Cabral da Câmara a pessoa que a recebeu e tendo que conservá-la sob seu Governo.
Coronel Francisco Antônio da Veiga Cabral da Câmara 
       

 No dia 31 do mês de julho do ano de 1778 das mãos do Governador Espanhol Guilherme de Waughan, assim como todo o território ocupado em fevereiro do ano anterior, sendo que este encontrou, como se esperava, a vida na Capitania de santa Catarina totalmente desorganizada.
Vice Rei D. Luís de Vasconcelos e Sousa 4.º Conde de Figueiró
        A Vila de Nossa senhora do Desterro apresentava aspectos de total abandono e desolação, havia por todos os lugares abandono e ruínas, não havia nem mesmo o pequeno Hospital escapado do descaso e destruição.
Vice Rei D. Luís de Vasconcelos e Sousa 4.º Conde de Figueiró

       O Governador Francisco Antônio da Veiga Cabral da Câmara deu conhecimento ao Vice Rei D. Luís de Vasconcelos e Sousa 4.º Conde de Figueiró em longas cartas de que na Capitania de Santa Catarina de tudo que encontrava detalhe por detalhe. E o Vice Rei lhe respondeu o que havia ali era fruto dos governadores anteriores, de que estes tudo o que iniciavam, não concluíam a edificação. Que não haviam demonstrado zelo pela agricultura, nem pelos trabalhos de construção naval, muito menos não tiveram a menor preocupação de amparar o comércio.
Vice Rei D. Luís de Vasconcelos e Sousa 4.º Conde de Figueiró


        O novo Governador percebeu que a população vivia na indigência, havia um declínio muito grande na agricultura, poucos enriqueciam, obtendo assim por pouco preço as terras dos casais que não possuíam mais incentivo para ali viverem, surgindo latifúndios improdutivos. Porém o Governador Francisco Antônio da Veiga Cabral da Câmara percebeu que a terra e as condições naturais eram as melhores, e que tudo necessitava de esforço humano para ser reconstruído.
Governador Francisco Antônio da Veiga Cabral da Câmara
        Mudando o Vice Rei D. Luiz de Vasconcelos, o qual passou a ocupar cargo de elevado posto, deu ordem para que se recolhesse o armamento existente na Ilha de Santa Catarina, ordenando que se recrutassem homens. Seu objetivo era que estes viessem a ocupar as necessidades da tropa, medida drástica já efetuada anteriormente, o que viria em detrimento da agricultura, a qual necessitava de braços de homens para o plantio e para o cultivo. Deste modo mais uma vez se iria reconstruir sem forças humanas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário