quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

113 – O COMBATE DA LAGUNA E A QUEDA DA REPÚBLICA - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS


113 – O COMBATE DA LAGUNA E A QUEDA DA REPÚBLICA - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS



                Em Imbituba Mariath reuniu sua Esquadrilha, levantando sua bandeira na Eolo, enquanto o Coronel Fernandes Ferreira equipava as forças de terra em Vila Nova. Assim que tudo focara pronto, guarnições, munições, pólvora, canhões, iniciaram a investidura contra os Caudilhos Republicanos Farroupilhas que se encontravam na Cidade Juliana de Laguna.
Davi Canabarro

                Em Itapirubá, Davi Canabarro aguardava as Forças Imperiais com 1.200 homens. Na Barra da Laguna as pequenas unidades da Flotilha Garibaldina, o Itaparica, o Seival, o Rio Pardo e o Caçapava, defendiam a sua entrada, sob a proteção do pequeno Fortim da Barra.

Giuseppe Garibaldi

                A disputa foi travada. O combate foi terrível, não se esperava tanto fogo cruzado, foi horrível, foi mortal. Assim descreveu Giuseppe Garibaldi posteriormente em seus relatos. Anita foi pedir socorro a Davi Canabarro, este recusou-se.

Giuseppe Garibaldi - Davi Canabarro - Anita Garibaldi

John Griggs e José Henrique morreram bravamente nesta terrível carnificina.  Momentos de bravura, coragem foram demonstrados lado a lado. Davi Canabarro cede, Giuseppe Garibaldi e Anita iniciam o transporte de armas e munições de bordo para a terra em uma canoa frágil feita em guarapuvu utilizada por pescadores locais, enquanto isso os combates sucediam de modo violento. O pequeno Forte da Barra resiste, porém a impetuosidade dos Imperiais é grande.  Giuseppe Garibaldi lança fogo a Itaparica, quando esta ia ser tomada de abordagem, esta explode.

Anita Garibaldi

O combate durou por 03 horas, as 05 horas da tarde as tropas de Mariath entrava na Barra e fundeava no Magalhães, justamente no mesmo momento em que as forças de terra, no lado oposto da Vila, por ela faziam a estratégica entrada.

Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna

Chegava ao fim o doloroso pesadelo dos habitantes da Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, era o dia 15 de novembro de 1839, marcando o fim da República Juliana. Dos Republicanos Farroupilhas as baixas foram mais de 100 combatentes, já no grupo dos Legais Imperialistas ocorreram 17 baixas e 38 homens foram feridos.

Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi

Os remanescentes dos Revolucionários Farroupilhas fugiram pelas matas rumando a Lages. O Coronel Francisco da Cunha Xavier no dia 14 de dezembro foi derrotado por José Garibaldi e Teixeira Nunes no Passo da Santa Vitória. Sobre o Pelotas, morrendo bravamente em combate.

Bronzes de Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi

As margens do Morombas, em janeiro, no Campo das Forquilhas, os Legais Imperialista, enviados pelo Coronel Antônio de Melo e Albuquerque, cobram a revanche e derrotam os Revolucionários Farroupilhas, caindo prisioneira neste combate, Anita Garibaldi, porém muito ardilosa, consegue fugir. Desse modo, após cometerem tantas atrocidades, a proeza dos caudilhos Revolucionários Farroupilhas termina na Província de Santa Catarina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário