sábado, 24 de agosto de 2013

128- A INSTRUÇÃO PÚBLICA DE 1850 - 1869 (http://historiaaulas.blogspot.com/)


128 - A INSTRUÇÃO PÚBLICA DE 1850 - 1869



            Pouco foi melhorado em se tratando de Instrução Pública no período compreendido entre os anos de 1850 a 1869. 


 Ilha de Santa Catarina 

           Em 1850 na Ilha de Santa Catarina haviam 850 alunos, em Laguna haviam 318, em São José haviam 191, em São Francisco do Sul  haviam 143, Porto Belo eram 141, São Miguel possuía 98, Lages com 26, totalizando 1768 alunos, o que demonstra haver 13 a menos que no ano anterior.


 Ilha de Santa Catarina 

           No ano de 1851, haviam na Província de Santa Catarina 38 Escolas Públicas, destas 27 eram masculinas e 11 eram femininas, com matrícula de 1319 alunos, deste total 977 garotos e 342 meninas; haviam 27 Escolas Particulares, destas 16 Escolas eram masculinas contando com 246 alunos e 11 Escolas femininas contando com 203 alunas.

 Ilha de Santa Catarina 

          Os investimentos anuais com a ária Educação Primária na Província de Santa Catarina no ano e 1855 subira a soma de 25 Contos de Réis, o que significava muito aos cofres públicos, isso porque o orçamento geral da Província era bastante reduzido.


Símbolos da Província de Santa Catarina

          No ano de 1856 a soma dos alunos matriculados nas Escolas Públicas era no total de 1601 alunos, destes 1172 eram garotos e nas escolas particulares um total de 503 alunos, destes 230 eram de garotos. Para ingressar no Magistério Público, o candidato ao Cargo de Professor deveria ter 21 anos de idade, ser brasileiro, ter bons costumes, pertencer a Religião católica Apostólica Romana como regulamento da Câmara da Província regulamentava.


Apresentação do quadro de escolas públicas na Província de Santa Catarina no ano de 1772

          No ano de 1858 haviam os Padres Lazaristas, os quais mantinham as Escolas Primárias, Francisco Manoel Raposo houvera matriculado 35 alunos de Primeiras Letras em sua Escola a qual ensinava pelo Método Processo Nemônico.



Província de Santa Catarina

           Os Padres Educadores Lazaristas Jean Baptista Laurent e Bernard Pader os quais eram naturais da França haviam acompanhado as primeiras Irmãs de Caridade que vieram trabalhar no Imperial Hospital de Caridade as quais abriram no referido Hospital o aulas do Curso de Primeiras Letras e aulas do Curso Secundário


Imperial Hospital de Caridade - (Hospital em 1962, altar com a Imagem do Bom Jesus dos Passos e o Hospital em 1777)

           Haviam 56 Escolar no ano de 1860, sendo que destas apenas 34 eram providas pela Província.
Desterro, Capital da Província de Santa Catarina

           Em 1541 há registros que mostram um crescimento na matrícula escolar, 1541 alunos nas Escolas Públicas, sem falar das Particulares, na Desterro, Capital da Província haviam 10 Escolas Masculinas com 343 alunos e 4 Escolas Femininas com 181 alunas, em Laguna haviam 7 Escolas Masculinas com 146 alunos e 3 Escolas Femininas com 126 alunas, em São José haviam 6 Escolas masculinas com 106 alunos e 1 Escola Feminina com 30 alunas, em São Francisco haviam 6 Escolas masculinas com 200 alunos e 3 Escolas femininas com 61 alunas, em Porto Belo haviam 4 Escolas Masculinas com 17 alunos e 1 Escola feminina com 18 alunas e em Lages haviam 3 Escolas Masculinas com 19 alunos e 1 Escola feminina com 14 alunas matriculadas.


Desterro, Capital da Província de Santa Catarina

           No ano de 1861 havia a Classe do Professor José André Garcia, a qual era situada na Rua da Pedreira, a Classe Primária a qual ensinava a Língua Inglesa como destaque além das disciplinas usuais, ensinava também a escrever pelo Método Anti-angular; havendo registro da abertura de uma Classe Particular ministrada pelo Professor Zeferino Inácio da Rosa, o qual anunciava cobrar 2000 Contos de Réis de cada aluno matriculado, prometia não utilizar a palmatória como método de disciplina, e que seu funcionamento seria do mês de março ao de outubro, iniciaria das 09:00 às 12:00 e 13:00 às 16:00 e de novembro a fevereiro, iniciando das 08:00 às 11:00 e das 15:00 às 18:00; no ano de 1869 a Classe ainda havia em sua Escola. No ano de 1866 o Professor Balduino Cardoso abriu a aula de Primeiras Letras; em 1869 ainda havia o referido Curso para meninas da Professora Lídia Ambrosina da Silva, a qual cobrava apenas  1500 Contos de Réis por mês ensinando a ler, escrever, operação aritméticas, bons costumes e  doutrina cristã. Na Classe de D. Maria José da Silva Sueiro além de ensinar a ler e escrever, bons costumes e a doutrina cristã, ensinava a dividir, somar multiplicar e subtrair e aulas de prendas domésticas.


Desterro, Capital da Província de Santa Catarina

          Após o fechamento do Colégio dos Padres Jesuítas o qual passou por uma grande crise devido à Epidemia de Febre Amarela, vitimando professores e alunos, ficando reduzido apenas ao Curso de Latim ministrado pelo Padre Sebastião Martins, contava em 1855 com apenas 42 alunos matriculados, funcionou apenas até junho daquele ano, o professor pediu sua exoneração, não houve professor que se prontificasse a continuar a ministras as aulas.


Presidente João Francisco de Souza Coutinho

           O Governo da Província de Santa Catarina decidiu abrir Aulas de Língua Francesa e Inglesa, ainda quando o Padre Paiva mantinha o Curso Particular de Latim, devido o Presidente João Francisco de Souza Coutinho lhe recusar para ministrar o Curso Oficial criado pelo Governo Provincial.


Fortaleza de Sant`Ana

           Esse fato foi visto pelo Padre Paiva como um desagravo, levando-o a transferir sua residência ao Rio Grande do Sul. Em 1857 o Liceu Provincial abriu suas portas para 18 alunos com as Cadeiras de Francês, Inglês, Latim, Matemáticas na mesma casa onde funcionava o Colégio dos Jesuítas. Aproveitando a oportunidade as Irmãs de Caridade vindas da França para o Hospital de Caridade abriram um Curso Secundário para 48 moças, os 02 Padres Lazaristas haviam recém chegados também instalaram um Curso Secundário para 29 rapazes ensinando Línguas e filosofia. Também neste ano foi criada na provisoriamente na Capitania dos Portos a Escola de Aprendizes de Marinheiros com 15 alunos, esta era comandada pelo Capitão José Eduardo Wandenkolk, depois passando a funcionar no Quartel na Fortaleza de Sant`Ana


Fortaleza de Sant`Ana

          Ocorreu Concurso Público para as Cadeiras do Liceu no ano de 1858 para o qual haviam 23 alunos, e no ano seguinte 35 matrículas. A Cadeira de Inglês foi ocupada pelo concursado Guilherme Wellington, a de Francês por João José das Rosas Ribeiro de Almeida, a de Francês, a de Latim pelo Dr Ricardo Becker e a de Matemática pelo Renomado Sábio Fritz Müller. O Curso dos Lazaristas foi diminuindo sua matrícula paulatinamente, chegando o ano de 1858 com apenas 15 alunos matriculados.


Imperial Hospital de Caridade - (Hospital em 1788, Altar na Capela com a Imagem de Nossa senhora das Dores e o Hospital em 1926)

           O Liceu sofria frequente críticas, por isso o Presidente Araújo Brusque em seu Relatório à Assembleia mostrava a necessidade de uma reorganização imediata, e o fez de acordo com a Lei 475 de abril de 1860, facultando ao Presidente da Província a reorganização do Estabelecimento de Ensino. Passou assim a funcionar com novas cadeiras como a de Geografia e História entregue ao Professor Dr Joaquim dos Remédios Monteiro, a de Filosofia ao Professor Padre Piva, o qual havia regressado do Rio Grande do Sul. Neste período a Professora D. Maria Büttner lecionava Francês e Alemão em sua residência situada à Rua augusta, um sobrado que fazia esquina com a Travessa da Conceição, cobrando esta 4000 contos de Réis por aluna individual, ou 3000 contos de Réis as que fossem em grupo.
Imperial Hospital de Caridade ( Hospital em 1906,Torre atual e o Hospital em 1926)

           Mesmo com todas as reformas, o Liceu entrou em decadência em 1862. O Presidente Pires da Mota fez a redução de 6 para 4 Cadeiras, e em 1826 retiravam-se do Imperial Hospital de Caridade as Irmãs Francesas e os Padres Lazaristas, ao fechar os cursos, era o fim do Liceu, dali em diante suas portas estavam fechadas ao ensino e a aprendizagem.

Autorizo a reprodução do acervo fotográfico com a citação do autor e fonte. Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.



Nenhum comentário:

Postar um comentário