domingo, 9 de março de 2014

166 - FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DE PENHA DE ITAPOCOROY- PENHA


166 -  FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DE PENHA DE ITAPOCOROY- PENHA


       

           Com a construção da Capela de São João Batista no ano de 1750 na localidade de Itapocoroy ou Itapocorói, que na língua guarani significa Lugar parecido com um muro de pedra. A Capela de São João Batista é considerada a primeira igreja do Vale do Itajaí. Concuída em abril de 1759dando início ao povoado de Penha  com 31 km de orla marinha, 19 praias de beleza exuberante, destacando-se as Praias de Itapocoroy, da Saudade, do Quilombo, Alegre, da Fortaleza, do Manguinho e a Praia da Canela.


Penha - Capela de São João Batista - Praia da Paciência


          Foi por volta do ano de 1777 que colonos portugueses levantaram estabelecimentos destinados à pesca de baleias. As Armações de Baleias, no entanto os espanhóis apoderaram-se do litoral catarinense, principalmente de um local específico conhecido por Armação da Piedade, sendo que este local passou a ser explorados pelos espanhóis como um local onde poderiam produzir bom lucro.


Penha - Capela de São João Batista

        Foi durante o domínio espanhol que os colonos açorianos se deslocam da Ilha de Santa Catarina para a região do Itapocorói, levando suas tecnologias, equipamentos e mão de obra especializada, o que lhes favoreceu na implantação da Armação de Baleias de Itapocorói, estes aproveitaram da praia a qual era protegida do vento sul e da navegação espanhola. 


Penha - Capela de São João Batista

          No ano de 1811 há registros de que na localidade de Penha haviam 1640 habitantes, destes 223 eram escravos.


Penha - Capela de São João Batista

Durante muitos anos os catarinenses aproveitaram-se da caça às baleias, entretanto por volta do ano de 1819 começa a declinar o número de baleias caçadas na Costa Catarinense, culminando com a extinção no ano de 1825, devido a este fato os colonos substituíram a caça as baleias pela pesca artesanal e pelo comércio rudimentar como meio de subsistência.  


Penha - Capela de São João Batista - Praia Vermelha

           Enquanto existia a Armação de Baias foi impossível Penha elevar-se à categoria de Freguesia, por isso os colonos criaram uma nova comunidade a seis quilômetros distante da Armação de Baleias, estes colonos deslocaram-se de alguns núcleos de Itapocoroy, tendo progresso econômico suficiente para ser elevada à categoria de Freguesia aos 23 dias do mês de março do ano de 1839, com o nome de Freguesia de Nossa senhora de Penha de Itapocoroy.

Penha - Capela de São João Batista

          Penha recebe autonomia política por meio da Lei nº 348 datada de 1958. Sendo que o município de Penha foi instalado no ano aos 19 dias do mês de julho de 1958. 


Penha - Capela de São João Batista

           No ano de 1858 o Município de Piçarras, localizado na Praia Balneária de Piçarras, ao Norte de Itapocorói, se origina de Penha por meio da lei nº 937 datada de 19 de novembro do ano de 1963.


Penha - Capela de São João Batista

          Em 1991 a cidade recebe a instalação do Beto Carreiro Wolrd, desse modo a cidade ganhou grande impulso na atividade turística. A cidade de Penha recebeu o título de Capital Nacional do Marisco, sendo nacionalmente conhecida por seu Parque de atrações Beto Carreiro Wolrd


Penha - Capela de São João Batista



Nenhum comentário:

Postar um comentário