sábado, 22 de março de 2014

167 - GASPAR

167 -  GASPAR




   Gaspar foi colonizado junto ao Rio Itajaí Açu, especificamente à sua margem direita localizava-se um povoado de colonos brasileiros, os quais nas proximidades haviam construído um estaleiro. Os imigrantes açorianos chegaram em Gaspar no século XVIII, os imigrantes alemães chegaram no ano de 1835 e os imigrantes italianos no ano de 1875. 


Colonização de Gaspar

           No ano de 1838 o Arraial de Belchior e o Arraial de Pocinho eram habitados por 47 famílias de brasileiros e 17 famílias de europeus. No Estaleiro das Naus do Pocinho fixaram residência o Senhor Fermiano Correia, Senhor José Coelho Rocha, Senhor Benigno Lopes Monçam, Senhor Joaquim  Alexandre Castor e o Senhor João Vicente da Silva; já no Arraial do Pocinho residiam o Senhor Manoel Machado, o Padre Francisco Rodrigues, o Senhor Agostinho Alves dos Santos e o Senhor Luiz Dias de Arzão; na Volta do Gaspar residiam o Major Henrique Etur, o Senhor Benedito Rios, o Senhor Tomé Vieira Barbosa e o grande latifundiário Senhor José Henrique Flores. Haviam outros moradores nos arredores como na Pedra de Amolar, na Volta do Belchior, na Volta da Praia Comprida, no Arraial do Belchior e no Arraial Fortaleza.


Colonização de Gaspar
           
No ano de 1842 chegaram aquela região 27 colonos nacionais os quais haviam recebido doação de terras para cultivar.


Colonização de Gaspar

 Foi no ano de 1848 que chegaram à região colonos germânicos vindos de São Pedro de Alcântara, São José e Alto Biguaçu, a estes nos anos de 1850 e 1860 reuniram-se colonos de origem italiana originários de Nápoles e Gênova.


Colonização de Gaspar

           Ao longo dos anos Gaspar passou a sofrer influências da Colônia Blumenau, e deste constituiu-se distrito no ano de 1861. Sendo elevada a categoria de Município pela Lei nº.  499 datada de 17 de fevereiro do ano de 1934, recebendo sua sede foros de cidade no ano de 1938.


Colonização de Gaspar


Mensagens para Orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário