sábado, 8 de março de 2014

165 - ILHOTA: UMA COLÔNIA BELGA NA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA


165 -  ILHOTA: UMA COLÔNIA BELGA NA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA



           Os belgas Major Carlos Van Lede, o engenheiro Fontaine e os Irmãos Lebon no ano de 1846 instalaram 90 belgas em uma concessão na margem direita do rio Itajaí, terras adquiridas  do Tenente Coronel José Henrique Flores, no lugar conhecido por Ilhota em uma tentativa particular de colonização.


Major Carlos Van Lede

          O primeiro grupo foi composto por 90 de colonos, seguiu-se de outro composto de 60, nesta época o Major Carlos Van Lede viajara para a Bélgica, deixando em seu lugar o engenheiro Fontaine o qual desentendeu-se com seus compatriotas devido a distribuição de terras, entrando em luta com estes. Por ocasião de uma rebelião o engenheiro Fontaine os reprimiu com força policial,os líderes do motim foram levados à prisão. Desgostoso com seus compatriotas o engenheiro Fontaine abandona a colônia, o mesmo fez os irmãos Leblon,sendo que um deste retornou à Bélgica, o outro dirigiu-se à São Francisco do Sul. O Major Carlos Van Lede veio a falecer na Bélgica, havia deixado a Colônia para o Hospital de Bruges, sendo que muitos colonos haviam fugido da Colônia para outras localidades.

Engenheiro Fontaine 


          O procurador do Hospital de Bruges, Van Dall pretendia tomar posse das terras, ocorrendo nova rebelião onde os colonos atearam fogo à casa da administração, vendo-se obrigados o procurador Van Dall e o agrimensor obrigados a fugir a nado pelo rio.


Irmãos Lebon

          As terras foram então vendidas, sendo que os novos proprietários nunca puderam tomar posse.


Major Carlos Van Lede

          O Distrito de Itajaí alguns anos depois prosperou com colonos belgas que para aquelas terras haviam procurado refúgio, e no ano de 1858 surgiu o Município de Ilhota pela Lei n 348 de 21 de junho.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário